Trabalhando com listas - Turma da Mônica
Postado por : Claudia Macedo Gontijo
O dicionário!
Público Alvo: 2º e 3º ano
Objetivos:
- Instigar a tentativa da escrita
- Estimular a conscientização
sonora na formação das palavras
- Apresentar a forma de
organização e utilização do dicionário
Materiais:
- Dicionários (se for possível, utilizar
os dicionários para a alfabetização, que contem letras maiores)
Forma de trabalho:
Serão formados grupos de 4
crianças no máximo, cada grupo escolherá uma palavra para os outros grupos e
todos tentarão, da sua melhor forma, escrever aquela palavra. Após todos
escreverem as palavras escolhidas farão a pesquisa no dicionário e relacionarão
com suas tentativas de escrita.
No material de registro deve
conter um espaço para a tentativa do aluno e para a escrita já pesquisa no
dicionário.
Postado por: Vanessa Prado Guerra
Alfabeto Móvel
Público Alvo: Pré-escola – 5 anos
Objetivos:
- Reconhecer a letra inicial do
próprio nome
- Relacionar a letra do próprio
nome com a letra de outros colegas
- Estimular a conscientização
sonora das letras trabalhadas
- Desenvolver noções de
organização da ordem alfabética
Material:
- Alfabeto para exposição em
sala, afixado em local de fácil visão e acesso
- Alfabeto móvel (cartolina, MDF,
plástico, etc)
Forma de trabalho:
- A professora irá apresentar o
alfabeto afixando-o em local onde todas as crianças possam ver e tocar.
Apresenta-lo explicando que a partir daquelas letras poderemos escrever o nome
de vários objetos, animais, pessoas e outros.
- Após apresentado a professora irá
colocar as crianças em circulo, ou da forma que preferir, e mostrar às crianças
o alfabeto móvel, mostrando que são as mesmas letras do alfabeto afixado.
- Nesse momento a professora
irá pedir para que cada criança pegue a letra inicial de seu nome sem nenhuma
interferência, deixando que sigam seu conhecimento prévio sobre o que foi
solicitado. Elas então apresentam para a turma a letra escolhida, tentam dizer
qual é a letra e falam seu nome. Nesse momento é imprescindível que a
professora faça questionamento sobre a sonorização da letra relacionada com o
nome da criança.
- Após todos apresentarem, a
professora pergunta se alguém acha que pegou a letra errada e quer trocar, e
assim fazem os que sentirem a necessidade.
- Fazendo a segunda tentativa a
professora vai orientando os que escolheram a letra correta, afirmando que aquela
é realmente a letra inicial o nome da criança, já as letras escolhidas erradas
serão questionadas e substituídas pelas corretas pela criança acompanhada da
professora.
- Depois de todos escolherem iremos fazer os grupos das
crianças que iniciam seus nomes com a mesma letra. É interessante que a
professora visite cada grupo e fale o nome de todas as crianças para que assimilem
o som inicial como sendo iguais e caso tenha alguma diferença sonora explicar
os motivos.
- E para concluir colocaremos todas
as letras em ordem alfabética colando-as abaixo das letras do alfabeto afixado
pela professora em sala.
Postado por: Vanessa Prado Guerra
A-de-do-nha!
Em
nossa atual realidade temos uma grande quantidade de crianças que estão cada vez mais
“ligados” nas novas tecnologias como computadores, tablets, vídeo
games, TV’s interativas e outros.
A
escola é um importante espaço de resgaste de brincadeiras, para que as crianças
tenham conhecimento do que seus pais, tios e avós brincavam e como eram tais
brincadeiras.
No
processo de alfabetização várias formas do brincar colaboram para o sucesso das
crianças em sua aprendizagem.
Separamos
uma brincadeira antiga e muito popular que pode ser realizada com crianças a
partir do 1º ano, a Adedonha!
Material:
-
Folha em branco
-
Lápis
Forma
de jogar:
-
O grupo terá que escolher algumas categorias, por exemplo, Nome, Cidade, Animal,
Objeto, Alimento, brinquedo e etc.
-
Após escolherem, os participantes farão uma tabela organizando as categorias
(segue exemplo abaixo)
-
Para iniciar o jogo todos do grupo dizem A-de-do-nha e colocam a quantidade de
dedos que quiserem
-
Alguém do grupo conta a quantidade de dedos correspondente ao alfabeto.
Exemplo: 5 dedos equivale a letra E.
-
Sabendo a letra sorteada os jogadores preencherão a tabela de categorias com
nomes que iniciem com a mesma
-
O primeiro jogador a terminar de preencher diz STOP e assim todos devem
encerrar a escrita
-
Os jogadores iniciam a contagem dos pontos. Para palavras repetidas dos outros
jogadores deverão marcar 5 pontos, para palavras diferentes 10 pontos.
A atividade tem o objetivo de
estimular a tentativa de escrita, concentração, memória e raciocínio lógico.
Postado por: Vanessa Prado Guerra
Jornal do Maluquinho
Público Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Incentivar a leitura e escrita;
- Apresentar o jornal como fonte de informações;
- Trabalhar no jornal as diversas possibilidades de gêneros textuais;
- Produzir textos a partir da imaginação e criatividade de cada criança;
- Desenvolver a capacidade de organização do espaço.
Forma de trabalho:
Primeiro Momento: Será levado para a sala diversos cadernos jornalísticos (esporte, cidade, entretenimento e outros) para que todos tenham contato com a organização de um jornal. As crianças em grupos terão um período para explorar todo material com liberdade para observarem, separar alguma matéria ou reportagem que lhes chamou atenção, questionar sobre a disposição do conteúdo encontrado.
Segundo Momento: Cada grupo ficará com um caderno do jornal e a partir das observações escolherão um texto para compartilhar com o restante da turma. Nesse momento o professor deve instigar uma discussão sobre a escrita do título do texto, imagens apresentadas, tipo de gênero textual e outras questões relevantes para a turma.
Terceiro Momento: No laboratório da escola utilizar individualmente o material disponibilizado a seguir (Passatempo - Jornal do Menino Maluquinho), orientando os alunos para realizar a tentativa da escrita sobre os títulos já estabelecidos, ou seja, elas terão que seguir o tema proposto.
Quarto Momento: Voltando em sala retornaremos o trabalho com os grupos e com os cadernos jornalísticos. As crianças então confeccionaram duas páginas de seu jornal com o tema do caderno (esporte, cidade, entretenimento, etc), eles poderão utilizar imagens de outros jornais ou desenhar de próprio punho as ilustrações, orienta-los também para que escolham o nome do Jornal.
Quinto Momento: Os grupos irão expor seus trabalhos em murais para que os outros grupos possam apreciar o que foi produzido.
Sexto Momento: A avaliação da atividade será realizada por meio de discussão em roda de conversa e por registro de escrita livre.
Fonte: http://meninomaluquinho.educacional.com.br/
Livro OnLine - O Menino Maluquinho (Ziraldo)
Para saber mais sobre esse Maluquinho dê uma olhadinha nas grandes aventuras escritas por Ziraldo!!! Leia e viaje!
Fonte: http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/
Postado por: Vanessa Prado Guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário