Aulas e Atividades

Trabalhando com listas - Turma da Mônica

Público Alvo: 1º ano do Ensino Fundamental I


















Postado por : Claudia Macedo Gontijo

O dicionário!

Público Alvo: 2º e 3º ano

Objetivos:

- Instigar a tentativa da escrita
- Estimular a conscientização sonora na formação das palavras
- Apresentar a forma de organização e utilização do dicionário

Materiais:

- Dicionários (se for possível, utilizar os dicionários para a alfabetização, que contem letras maiores)

Forma de trabalho:

Serão formados grupos de 4 crianças no máximo, cada grupo escolherá uma palavra para os outros grupos e todos tentarão, da sua melhor forma, escrever aquela palavra. Após todos escreverem as palavras escolhidas farão a pesquisa no dicionário e relacionarão com suas tentativas de escrita.
No material de registro deve conter um espaço para a tentativa do aluno e para a escrita já pesquisa no dicionário.

Postado por: Vanessa Prado Guerra



Alfabeto Móvel

Público Alvo: Pré-escola – 5 anos

Objetivos:

- Reconhecer a letra inicial do próprio nome
- Relacionar a letra do próprio nome com a letra de outros colegas
- Estimular a conscientização sonora das letras trabalhadas
- Desenvolver noções de organização da ordem alfabética

Material:

- Alfabeto para exposição em sala, afixado em local de fácil visão e acesso
- Alfabeto móvel (cartolina, MDF, plástico, etc)

Forma de trabalho:

- A professora irá apresentar o alfabeto afixando-o em local onde todas as crianças possam ver e tocar. Apresenta-lo explicando que a partir daquelas letras poderemos escrever o nome de vários objetos, animais, pessoas e outros.
- Após apresentado a professora irá colocar as crianças em circulo, ou da forma que preferir, e mostrar às crianças o alfabeto móvel, mostrando que são as mesmas letras do alfabeto afixado.
- Nesse momento a professora irá pedir para que cada criança pegue a letra inicial de seu nome sem nenhuma interferência, deixando que sigam seu conhecimento prévio sobre o que foi solicitado. Elas então apresentam para a turma a letra escolhida, tentam dizer qual é a letra e falam seu nome. Nesse momento é imprescindível que a professora faça questionamento sobre a sonorização da letra relacionada com o nome da criança.
- Após todos apresentarem, a professora pergunta se alguém acha que pegou a letra errada e quer trocar, e assim fazem os que sentirem a necessidade.
- Fazendo a segunda tentativa a professora vai orientando os que escolheram a letra correta, afirmando que aquela é realmente a letra inicial o nome da criança, já as letras escolhidas erradas serão questionadas e substituídas pelas corretas pela criança acompanhada da professora.
- Depois  de todos escolherem iremos fazer os grupos das crianças que iniciam seus nomes com a mesma letra. É interessante que a professora visite cada grupo e fale o nome de todas as crianças para que assimilem o som inicial como sendo iguais e caso tenha alguma diferença sonora explicar os motivos.
- E para concluir colocaremos todas as letras em ordem alfabética colando-as abaixo das letras do alfabeto afixado pela professora em sala.


Postado por: Vanessa Prado Guerra




A-de-do-nha!

Em nossa atual realidade temos uma grande quantidade de crianças que estão cada vez mais “ligados” nas novas tecnologias como computadores, tablets, vídeo games, TV’s interativas e outros.
A escola é um importante espaço de resgaste de brincadeiras, para que as crianças tenham conhecimento do que seus pais, tios e avós brincavam e como eram tais brincadeiras.
No processo de alfabetização várias formas do brincar colaboram para o sucesso das crianças em sua aprendizagem.
Separamos uma brincadeira antiga e muito popular que pode ser realizada com crianças a partir do 1º ano, a Adedonha!

Material:

- Folha em branco
- Lápis

Forma de jogar:

- O grupo terá que escolher algumas categorias, por exemplo, Nome, Cidade, Animal, Objeto, Alimento, brinquedo e etc.
- Após escolherem, os participantes farão uma tabela organizando as categorias (segue exemplo abaixo)
- Para iniciar o jogo todos do grupo dizem A-de-do-nha e colocam a quantidade de dedos que quiserem
- Alguém do grupo conta a quantidade de dedos correspondente ao alfabeto. Exemplo: 5 dedos equivale a letra E.
- Sabendo a letra sorteada os jogadores preencherão a tabela de categorias com nomes que iniciem com a mesma
- O primeiro jogador a terminar de preencher diz STOP e assim todos devem encerrar a escrita
- Os jogadores iniciam a contagem dos pontos. Para palavras repetidas dos outros jogadores deverão marcar 5 pontos, para palavras diferentes 10 pontos.

A atividade tem o objetivo de estimular a tentativa de escrita, concentração, memória e raciocínio lógico. 




Postado por: Vanessa Prado Guerra

Jornal do Maluquinho


Público Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

- Incentivar a leitura e escrita;
- Apresentar o jornal como fonte de informações;
- Trabalhar no jornal as diversas possibilidades de gêneros textuais;
- Produzir textos a partir da imaginação e criatividade de cada criança;
- Desenvolver a capacidade de organização do espaço.

Forma de trabalho:

Primeiro Momento: Será levado para a sala diversos cadernos jornalísticos (esporte, cidade, entretenimento e outros) para que todos tenham contato com a organização de um jornal. As crianças em grupos terão um período para explorar todo material com liberdade para observarem, separar alguma matéria ou reportagem que lhes chamou atenção, questionar sobre a disposição do conteúdo encontrado. 

Segundo Momento: Cada grupo ficará com um caderno do jornal e a partir das observações escolherão um texto para compartilhar com o restante da turma. Nesse momento o professor deve instigar uma discussão sobre a escrita do título do texto, imagens apresentadas, tipo de gênero textual e outras questões relevantes para a turma.

Terceiro Momento: No laboratório da escola utilizar individualmente o material disponibilizado a seguir (Passatempo - Jornal do Menino Maluquinho), orientando os alunos para realizar a tentativa da escrita sobre os títulos já estabelecidos, ou seja, elas terão que seguir o tema proposto.

Quarto Momento: Voltando em sala retornaremos o trabalho com os grupos e com os cadernos jornalísticos. As crianças então confeccionaram duas páginas de seu jornal com o tema do caderno (esporte, cidade, entretenimento, etc), eles poderão utilizar imagens de outros jornais ou desenhar de próprio punho as ilustrações, orienta-los também para que escolham o nome do Jornal.

Quinto Momento: Os grupos irão expor seus trabalhos em murais para que os outros grupos possam apreciar o que foi produzido.

Sexto Momento: A avaliação da atividade será realizada por meio de discussão em roda de conversa e por registro de escrita livre.

 JornalMaluquinho

Fonte: http://meninomaluquinho.educacional.com.br/




Livro OnLine - O Menino Maluquinho (Ziraldo)

 O Menino Maluquinho

Para saber mais sobre esse Maluquinho dê uma olhadinha nas grandes aventuras escritas por Ziraldo!!! Leia e viaje!

Fonte: http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/

Postado por: Vanessa Prado Guerra

Nenhum comentário: